A ameaça da Lua diurna


Lua vista durante o dia

Você já se assustou ao ver a Lua no céu durante o dia? Seria esse um evento astronômico muito estranho e raro, anunciando a chegada de tempos difíceis para todos nós?

A rotação da Terra em torno do próprio eixo se realiza de Oeste para Leste, no mesmo sentido do percurso que a Lua faz em sua órbita ao redor de nós. Os tempos gastos em cada um desses movimentos são de cerca de 24 horas para o primeiro e de 27 dias para o segundo. Como eles são fenômenos independentes, a visibilidade da Lua no céu pode ocorrer em qualquer horário e está associada apenas à sua fase. Portanto, é coisa muito comum a Lua aparecer durante o dia. Não é nenhum milagre nem aviso de fim do mundo.

A Lua Nova passa o dia ao lado do Sol, mas não é visível, porque sua face escura está virada para nós e porque a luz solar nos incomoda. A Lua Cheia está em oposição ao Sol e é visível apenas durante a noite. No Quarto Crescente, a Lua nasce perto do meio-dia, fica alta no céu quando o Sol se põe e cai no horizonte perto da meia-noite. No Quarto Minguante, ela nasce perto da meia-noite, fica alta no céu quando o Sol nasce e cai no horizonte perto do meio-dia.

Se você quiser ver uma Lua diurna, preste atenção nas datas da Lua Cheia. Nos dias imediatamente anteriores, ela pode ser vista à tarde, no lado leste. Nos dias imediatamente posteriores, ela pode ser vista pela manhã, no lado oeste. Basta olhar para cima e procurar por ela.

A observação do céu e a compreensão dos fenômenos que nele ocorrem nos dão um conhecimento real da Natureza e a segurança necessária para enfrentar com tranqüilidade a onda de desinformação que hoje nos atinge, vinda principalmente daqueles que querem nos controlar pelo medo.


Roberto F. Silvestre
Jornal Correio - 25/08/2001



VOLTAR