Corrigindo os Erros


Não sou professor, mas, dentro do assunto que mais gosto, sei o que está certo ou errado. Por isso, posso afirmar que o que tenho visto nas escolas, em geral, deixa muito a desejar, apesar da disposição, do idealismo e da dedicação dos educadores, que não são os culpados pela situação. Os alunos gastam anos com a memorização de coisas desinteressantes que nem corretas estão. Fenômenos que poderiam ser verificados na prática, fora da sala de aula, são geralmente "aprendidos" nos quadros e em livros escritos por quem dá a impressão de nunca tê-los observado. O resultado disso é que saímos das escolas com uma idéia distorcida da realidade, a ser corrigida em cursos posteriores, com dificuldade, quando são feitos e se forem de boa qualidade.

Os educadores que continuam seus estudos além do mínimo necessário para dar aulas nas nossas escolas às vezes conseguem quebrar o ciclo vicioso. Mas o que dizer daqueles que para exercerem sua nobre profissão utilizam apenas os conhecimentos adquiridos nas aulas que assistiram nos primeiros anos de suas vidas? Teremos aí a retroalimentação necessária e suficiente para que pouca coisa funcione, porque quem aprendeu errado vai ensinar errado, mesmo se usar todas as maravilhosas e eficientes técnicas pedagógicas do mundo.

A crítica pode parecer dura, mas não é minha. Foram os próprios educadores que perceberam o problema da falta de informações científicas atualizadas, das lorotas de alguns livros, da impossibilidade de responderem certas perguntas difíceis dos alunos, da discordância entre dados obtidos de revistas populares de ciências, da insegurança para falar sobre Astronomia de um modo geral, da falta de praticidade, etc. Eles me pediram ajuda. A proposta está aqui.

Adiante está uma pequena seleção de frases que li em livros, que escutei nas escolas, que fazem parte do repertório científico popular ou que surgiram durante palestras feitas por mim ou por outros colegas, astrônomos profissionais e amadores. Minha sugestão é para que os educadores, não somente aqueles das primeiras séries escolares, leiam cuidadosamente cada uma delas e tentem responder qual é verdadeira e qual é falsa, deixando em branco as duvidosas, que não permitam uma decisão firme.

Imprimam esta página, mostrem para alunos e outros professores, troquem idéias com eles e escrevam para mim. Usem a lista abaixo, preparem um teste para ser respondido com V ou F e apliquem-no na escola. Lembrem-se de que os assuntos tratados adiante constituem uma pequena parte do volume de conhecimentos básicos necessários ao ensino de ciências. Alguns foram incluídos porque são úteis como cultura geral.

Tenho o gabarito aqui comigo, com as explicações, para quem se interessar. Ele certamente vai surpreender muita gente, mostrando uma realidade que não pode mais ficar oculta.



Marque cada uma das frases abaixo com verdadeiro (V) ou falso (F):
  1. Nós vivemos dentro do planeta Terra.
  2. A Terra tem quatro luas.
  3. A Terra é achatada nos pólos.
  4. A Terra tem a forma de um geóide, se assemelhando a uma pêra.
  5. O Pólo Norte fica em cima e o Pólo Sul fica embaixo da Terra.
  6. O Hemisfério Norte fica acima do Equador e o Hemisfério Sul fica abaixo do Equador.
  7. A Terra gira em torno de si mesma no sentido horário.
  8. O movimento das nuvens é a prova de que a Terra gira em torno de si mesma.
  9. Os habitantes do outro lado da Terra ficam de cabeça para baixo.
  10. A força da gravidade é máxima no centro da Terra.
  11. Nosso planeta tem mais água do que outro tipo de material.
  12. Durante o dia vemos o Sol; durante a noite vemos a Lua.
  13. O Sol nasce todos os dias no mesmo lugar do horizonte, o qual tem o nome de Leste.
  14. Se abrirmos os braços e apontarmos o braço direito para a posição onde o Sol nasce, que é o Leste, teremos à esquerda o Oeste, à frente o Norte e atrás o Sul.
  15. O Sol se põe em um ponto do horizonte que é oposto ao ponto onde ele nasce.
  16. O Sol nasce saindo do horizonte diretamente para cima, na vertical.
  17. O Sol não se movimenta; está fixo no centro do Sistema Solar.
  18. A órbita da Terra ao redor do Sol é uma elipse, que é uma curva achatada.
  19. É verão quando a Terra passa mais perto do Sol e inverno quando passa mais longe.
  20. Diariamente, de qualquer lugar da superfície terrestre, pode-se ver o Sol nascer e se pôr.
  21. Todos os dias, ao meio-dia, o Sol fica a pino, passando exatamente acima de nossas cabeças.
  22. A Lua gira ao redor da Terra de leste para oeste.
  23. O lado escuro da Lua está atrás dela e nunca pode ser observado da Terra.
  24. Sempre que a Lua não está cheia podemos observar a sombra da Terra ocultando uma parte de sua superfície visível.
  25. A Lua não tem movimento de rotação, o que nos faz ver apenas uma de suas faces.
  26. O astronauta flutua na Lua porque lá não existe ar.
  27. Só se pode ver planetas através de instrumentos como telescópios.
  28. Só se pode ver planetas durante a noite.
  29. Os planetas são maiores do que os satélites ou luas.
  30. Dos nove planetas oficialmente conhecidos, Plutão é o que está sempre mais distante do Sol.
  31. Todos os asteróides ficam situados em órbitas entre as de Marte e Júpiter.
  32. As estrelas são astros que se mostram com um certo número de pontas.
  33. As estrelas são astros fixos, sem movimento, ficando na mesma posição no céu noturno.
  34. Não há estrelas no céu durante o dia.
  35. As estrelas cadentes são estrelas que penetram na atmosfera da Terra, podendo atingir o solo.
  36. A Estrela d'Alva é a estrela que vemos com mais brilho entre todas.
  37. As estrelas piscam, chegando mesmo a mudar de cor.
  38. Os cometas são astros que passam rapidamente pelo céu.
  39. A cauda de um cometa é o rastro que ele deixa para trás em seu caminho pelo espaço.
  40. Durante um eclipse solar a sombra da Lua cobre o Sol.
  41. Um eclipse total do Sol é muito mais raro do que um eclipse total da Lua.
  42. A luz dos eclipses pode causar danos permanentes aos nossos olhos.
  43. Um eclipse da Lua deve ser observado com filtros para os olhos.
  44. Muitas pessoas ficaram cegas por olharem diretamente para o Sol, sem proteção, durante os poucos minutos da fase total de um eclipse solar.
  45. Uma bússola aponta sempre para o ponto cardeal Norte.
  46. A força da gravidade terrestre atua sobre uma bússola, movimentando sua agulha para a posição de equilíbrio que permite nossa orientação.
  47. É difícil construir uma bússola sem se utilizar equipamentos ou ferramentas especiais.
  48. Os satélites artificiais não podem ser vistos a olho nu.
  49. Um satélite artificial cairia se os motores que o mantêm em órbita parassem de funcionar por defeito ou falta de combustível.
  50. Um satélite geoestacionário não gira ao redor da Terra, mas fica parado no mesmo lugar do céu para permitir que nossas antenas parabólicas sejam apontadas para ele.

CLIQUE AQUI
VOLTAR