CONVITE


  VENHA PARTICIPAR DA CONSTRUÇÃO DO
"ESPAÇO DA CIÊNCIA"

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SEMCET) está propondo a construção do "Espaço da Ciência" em Uberlândia, como parte de sua política de promover a difusão de ciências e culturas para despertar e fortalecer o exercício da cidadania. Neste projeto, a SEMCET conta com a parceria da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Com o objetivo de ampliar o debate e fortalecer a base de sustentação institucional, em busca da viabilidade do projeto, estamos convidando os(as) interessados(as) a participarem do processo de construção do "Espaço da Ciência".

Entendemos o "Espaço da Ciência" como um espaço de conhecimento que se fundamenta na interatividade, no qual o visitante não apenas assiste as apresentações, mas também participa da demonstração de princípios científicos e das manifestações culturais neles presentes. Trata-se de construir um espaço que contribua para a formação da cidadania (dimensão social), para o envolvimento emocional e mental das pessoas (dimensão subjetiva), para o estímulo à criatividade e à liberdade de expressão (dimensão cultural) e para a compreensão da unidade entre homem e natureza (dimensão ecológica).

Os avanços científicos e tecnológicos da humanidade vêm reforçando um grande e inquietante paradoxo: a ciência e a tecnologia trazem desenvolvimento, mas isso não garante, por si mesmo, uma elevação no grau de conhecimento do homem sobre ele mesmo e o mundo em que vive, ou seja, não forma cidadãos mais completos e seres humanos mais felizes. O desafio de transformar o conhecimento em bem comum representa hoje uma necessidade vital para a civilização humana e, em particular, para a sociedade brasileira.

Diante do quadro de crescente exclusão social, torna-se necessário criar espaços para que os cidadãos se organizem e construam seu próprio caminho de mudança. Para a criação de tais espaços, o conhecimento científico e as manifestações culturais são fundamentais.

É nesse contexto que se propõe a construção do "Espaço da Ciência". Acreditamos que ele será importante para a formação de sujeitos emancipados e competentes, cidadãos conscientes e capazes de gerir o próprio destino.

Esperamos que o espírito de participação cidadã que anima o ideal deste projeto possa ser compartilhado com as forças da sociedade capazes de torná-lo realidade.


INFORMAÇÕES:
SECRETARIA MUNICIPAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SEMCET
Fone:    (0xx34) 3215-2044
E-mail:  semcet@uberlandia.mg.gov.br



VOLTAR