A falta de estrelas no céu

Figura 1: Câmera regulada para captar estrelas.
               ( lâmpada da sacada apagada )

Você acha estranho que as estrelas não apareçam nas fotografias batidas durante as viagens à Lua realizadas no século XX? Você acha que as pessoas que acusam a NASA de fraudar a conquista da Lua fizeram testes fotográficos noturnos que mostraram estrelas no céu? Você já fez esses testes ou, depois de ler alguns textos medíocres sobre conspirações, decidiu acreditar que ninguém foi à Lua de 1969 a 1972? Você acha possível que alguns leigos curiosos, só de passar rapidamente os olhos sobre as fotos da NASA, tenham descoberto um erro cavalar, digno de ser cometido por idiotas incompetentes, e que nenhum cientista do mundo tenha sido capaz de perceber esse mesmo erro até hoje, depois de décadas? Você acha razoável acreditar na hipótese de que os americanos conseguiram enganar os cientistas do mundo, mas não um bando de desconfiados inexperientes?

Imagine a situação de um astronauta que desejasse registrar a imagem da paisagem lunar durante o dia. Pela falta de atmosfera na Lua, o céu é sempre negro e estrelado, como os olhos humanos perfeitos podem mostrar. Porém, um problema surge na hora de bater a foto, porque o filme fotográfico não funciona como nossos olhos e a câmera precisa ser ajustada para captar corretamente o nível de intensidade luminosa da parte da cena que interessa fotografar. Como a luz do Sol refletida pelo solo lunar é forte demais, o astronauta teria de fechar muito o diafragma da câmera e de reduzir o tempo de exposição para uma ínfima fração de segundo. Quando fizesse isso, a paisagem iluminada pelo Sol apareceria no filme com nitidez, mas o que aconteceria com a imagem das estrelas, de brilho tênue? Com a câmera ajustada para captar os detalhes do solo, de alta luminosidade, as estrelas iriam aparecer? A resposta é óbvia. Então por que tanta gente reclama das estrelas que não se mostram nas fotos feitas na Lua?

Vá para um local escuro, de preferência longe da cidade iluminada, em uma noite sem Lua e sem nuvens. Tente fotografar o céu estrelado. Se sua câmera for razoavelmente boa, você poderá controlar o diafragma e o tempo de exposição. Procure determinar os parâmetros necessários para obter uma fotografia que apresente uma quantidade razoável de estrelas. Meu palpite para quem utiliza máquinas fotográficas de filme são uma sensibilidade de 400 ASA, um diafragma 2.8 e um tempo de exposição de 25 segundos, que também podem ser imitados por câmeras digitais. Desse modo pode-se captar um céu bem estrelado, talvez semelhante àquele que a turma das conspirações gostaria de ver nas fotos feitas na Lua.

Depois de verificar que é possível fazer com que as estrelas apareçam em uma foto, faça um segundo teste: bata uma foto de sua família à luz do Sol usando aqueles mesmos parâmetros necessários para registrar as estrelas à noite. Figura 2: Câmera regulada para captar estrelas.
               ( lâmpada da sacada acesa ) Será que essa nova foto vai ficar boa ou vai ficar inutilizada pela superexposição? A verdade é que ela vai ser torrada pelo excesso de luz. Para que ela fique boa, você terá de modificar radicalmente os parâmetros. Então, do mesmo modo, quando os astronautas fotografaram a paisagem lunar, eles ajustaram suas câmeras para o alto nível de luminosidade do solo e, com isso, deixaram as estrelas de fora.

Faça um terceiro teste, fotografando o céu noturno com os mesmos parâmetros necessários a se obter uma boa foto de pessoas expostas à luz do Sol. O que você acha que deve aparecer nela? Estrelas? De que jeito? Com um diafragma fechado demais e um tempo de exposição curtíssimo? É por isso que também não vemos estrelas nas fotos tomadas na órbita terrestre, quando, por exemplo, a Estação Espacial Internacional e até mesmo a Terra fazem parte da cena.

Como minha experiência com essa gente confusa já mostrou que somente explicar não resolve nada, utilizei uma câmera digital e bati essas três fotografias que incluem o céu estrelado e a sacada de minha casa. Não há truques e eu garanto que você pode fazer a mesma coisa com facilidade. Olhe com atenção para cada uma delas e pense bem sobre o resultado, para que a dúvida sobre a falta de estrelas nas fotos da NASA seja resolvida de uma vez por todas:

A fotografia da figura 1 foi obtida com a câmera ajustada para captar a luz tênue das estrelas (região de Alpha Centauri). Elas aparecem muito bem na imagem original, em alta definição. A luz das lâmpadas da iluminação artificial dos bairros distantes foi refletida pela parede e deu visibilidade a ela. A lâmpada forte da sacada está apagada. Algumas outras regiões de luz aparecem ao fundo. As árvores quase que se mostram somente como silhuetas, porque quase tudo estava muito escuro.

A fotografia da figura 2 foi obtida com a câmera ajustada exatamente com os mesmos parâmetros da primeira, para captar a luz tênue das estrelas, mas a lâmpada da sacada ficou acesa. As estrelas até que aparecem, mas o brilho excessivo da cena do primeiro plano queimou grande parte da área da foto. As árvores próximas ficaram com melhor visibilidade por causa da introdução da iluminação artificial local.

A fotografia da figura 3 foi obtida com a câmera ajustada para a alta luminosidade do primeiro plano. Por isso dá para se ver bem a sacada, sem aquele efeito destrutivo do borrão de luz forte. Porém, como a abertura e o tempo de exposição da câmera foram muito reduzidos, veja bem o que ficou registrado do plano de fundo. Figura 3: Câmera regulada para captar a sacada.
               ( lâmpada da sacada acesa ) Pense um pouco e responda as seguintes perguntas, com a maior sinceridade que for possível: ONDE ESTÃO AS ESTRELAS?! Por que elas não aparecem nesta última foto? Por que as árvores e outros componentes do fundo sumiram? Será que é mais uma fraude evidente da NASA? Será que nunca estive em minha própria sacada? Será que esse estranho fundo escuro é uma cortina? Será que tudo foi montado em um estúdio com a supervisão de algum cineasta famoso?

Note que a região de luz forte na parede de minha casa ocupa uma área pequena da cena e que a lâmpada não brilha como o Sol. Então, pense um pouco mais e descubra o que aconteceu na Lua quando os astronautas fotografaram o solo lunar iluminado pelo Sol, com o céu escuro e estrelado ao fundo? O chão da Lua estava muito mais claro do que minha parede e ocupava grande parte da cena, não é? O solo aparece nítido nas fotos, certo? Elas ficaram muito boas, sem borrões de luz. Então, como você acha que a câmera foi regulada? Os parâmetros foram adequados para registrar o solo lunar ou para registrar o céu escuro? Agora você entendeu por que as estrelas não aparecem nas fotos da NASA?

Não é estranho e suspeito que os astronautas não tivessem se importado com as estrelas? Não seria fantástico obter fotos inéditas do céu que é visto lá da Lua, onde ninguém ou pouquíssima gente esteve antes? Por incrível que possa parecer, a resposta é não, porque o céu estrelado visto da Lua é o mesmo que vemos aqui da Terra (pelo amor de Deus, não me diga que a Lua fica mais perto das estrelas). A única diferença importante é que de lá da Lua podemos ver a Terra no céu. Por isso os astronautas bateram algumas fotos de nosso planeta azul destacando-se do fundo escuro, que também não mostrou estrelas.

Pessoas despreparadas olham para algumas fotos autênticas e, como lhes falta lucidez para analisar o que estão vendo, passam a dizer que as fotos são a prova evidente de uma conspiração gigantesca que enganou todo o mundo, porque jamais os seres humanos estiveram na Lua. Se fossem poucas as que acreditam nessa besteira, eu não perderia meu tempo com elas, mas há uma verdadeira multidão iludida, composta principalmente por jovens que passam longe da análise lógica e cuidadosa, formando opiniões com base somente em emoções e na carência de conhecimentos científicos e históricos, deixando-se enganar facilmente por textos que estão entre os mais cheios de erros grosseiros que já vi em minha vida. Por isso é preciso insistir em mostrar o caminho da razão a quem ainda tiver salvação, porque a única saída para esta situação absurda é a educação.