Mais sobre o livro de visitas de Davino

Já que Davino não tem condições técnicas para conversar comigo, o jeito é eu dar atenção às pessoas que ele está convencendo de que descobriu erros enormes e bobos na Ciência, causados por incontáveis gerações de cientistas idiotas, até que ele veio ao mundo para consertar tudo. É uma boa oportunidade para falar um pouco mais sobre Astronomia e comentar sobre o que escreveram outros participantes daquele livro de visitas. Aqui vão minhas respostas a alguns deles:




Nome: Jaqueline
País: BRASIL
Data: 4 Oct 2010 00:31:35 GMT
Comentário: Espero que com seu novo site suas teoria ganhe o mundo.E que a oportunidade de provar suas teoria não demore muito.São os votos da sua amiga Jaqueline e família.

Jaqueline, eu a invejo por você conhecer Davino. Não tive essa oportunidade para mostrar a seu amigo que ele está enganado. Se eu conseguisse a atenção dele, ele não estaria perdendo tempo e imaginando coisas equivocadas sobre a Ciência e os cientistas. Ele não tem uma teoria, porque não consegue prever a posição dos planetas. Ele diz que os planetas estão quase parados. Então, como amiga dele, peça que ele desenhe onde estão esses astros que eu vejo mudar de lugar diariamente. Peça que ele faça um modelo com o Sol no centro e os oito planetas em suas posições quase fixas. Podemos comparar o modelo com os planetas verdadeiros e provar que eles não estão onde Davino pensa. Ele está negando o que eu vejo acontecer desde que eu era criança. É extremamente fácil olhar para o céu noturno e ver que os planetas se movem em torno do Sol. Se Davino fizesse isso, não estaria defendendo o que não viu.



Nome: Marcel Dantas Alves
Email: mdalves2000@hotmail.com
País: BRASIL
Data: 20 Oct 2010 15:38:39 GMT
Comentário: Davino, a partir de 21 de dezembro, vou começar a fotografar as 3 marias e detalhar a localização no espaço, sua teoria esta certa, mais acredito que temos mais coisas para detalhar. Temos que descrever a teoria de forma científica se não,eles não irão nos ouvir.

Marcel, gostei da sua ideia. Ótima proposta. Como sua mensagem é antiga, você já deve ter percebido que as Três Marias não ficam o ano todo em oposição ao Sol como Davino afirma. Se você começou a fotografar em 21 de dezembro de 2010, deve ter notado que elas estavam mesmo em oposição ao Sol, ou seja, estavam nascendo no horizonte leste, no início da noite, quando o Sol se escondia no horizonte oeste. Mas, você viu o que aconteceu em março? Elas estavam na parte alta do céu, também no início da noite. Não estavam mais alinhadas com o Sol e a Terra. Viu em junho, no mesmo horário? Elas estavam perto do horizonte oeste, visualmente ao lado do Sol. Isso é exatamente o que deveria acontecer se a Terra girasse em torno do Sol, não se ela fizesse o que Davino deseja. Portanto, a teoria dele está errada. Você disse que "eles não irão nos ouvir". É verdade, porque "eles" não têm tempo a perder com gente leiga cheia de dúvidas. Eu concordo com as teorias que "eles" defendem, mas dedico meu tempo a ensinar o que aprendi com dificuldade em muitos anos de observações do céu. Davino poderia aproveitar minha experiência e aprender alguma coisa sobre o mundo real, em vez de ficar imaginando um universo particular. Ele não se comunica adequadamente e ainda diz que os astrônomos fogem do debate. Ele está sonhando e não quer acordar.



Nome: Luiz
Email: kratingui@hotmail.com
Data: 5 Jan 2011 04:45:37 GMT
Comentário: Alo Davino Meu nome e Luiz Alberto. Gostaria de uma resposta a minha pergunta. Ha alguns anos levantei uma questão igual a sua, aos amigos e familiares, porem ninguem entendeu.Poxa acho que se for feito um peduricalho com planetas sol etc seria igual a" quer que eu desenhe?", melhor, seria mais conciso. Que tal mostrar o sol e a terra ao redor do sol, possibilitando a ideia que,por exemplo, a cruzeiro do sul de um lado da via lactea, seria totalmente invisível com a terra de um outro lado, ou virada para outro. Não importa em que posição o sol estivesse cada noite estariamos focalizando uma area diferente no universo. Praticamente 1 grau a cada dia 360º 365 dias. Em tres meses voce não veria mais o que viu no primeiro. grato pela oportunidade Luiz

Luiz Alberto, você levantou essa questão com as pessoas erradas. Eu entendi o que você quis dizer. Você está certo quanto ao movimento de cerca de 1º por dia, mas preste atenção ao horário da observação. Imagine que você faça observações somente à meia-noite, para olhar no sentido oposto ao do Sol. Assim, depois de três meses, a estrela que antes estava acima da sua cabeça, estará sumindo no horizonte oeste. Você não a verá. Mas, se olhar antes da meia-noite, a rotação da Terra vai prejudicar sua interpretação da realidade, porque você vai ver aquela estrela. No início da noite, por volta das 18 horas, ela estará acima da sua cabeça. Percebeu o problema? Você precisa separar a rotação da translação. Então, resumindo, temos o seguinte: olhe para cima somente à meia-noite e note que, como você disse, estaremos focalizando uma área diferente do Universo em cada época do ano. Mas não se esqueça de que sempre vemos uma metade do céu a cada instante. Para ver tudo diferente é preciso fazer duas observações separadas por seis meses. Um detalhe: o Cruzeiro do Sul não serve como exemplo porque fica muito fora do plano orbital da Terra. Estrelas como Aldebaran, no Touro, e Antares, no Escorpião, são perfeitas para esse teste, mas desconsidere o horário de verão. Boa sorte!



Nome: givanildo
Data: 7 Mar 2011 18:41:23 GMT
Comentário: Sei lá, mas pensando bem faz sentido, se formos pensar nas estrelas, que por exemplo o cruzeiro do sul, a gente o vê o ano inteiro, só se ele estiver fixo na mesma orbita da terra... Assim? com o movimento de da terra em torno do sol, 6 meses quando noite, devia ficar com as "costas" para o cruzeiro do sul. sei lá.... givanildo

Givanildo, seu "sei lá" é perfeitamente compreensível. Astronomia é mesmo difícil. Como eu disse ao Luiz Alberto, o Cruzeiro do Sul não é uma boa referência porque fica fora demais do plano orbital da Terra. Desenhe o Sol no chão da sua sala, com a Terra girando em volta. Agora, pense na lâmpada do teto como uma estrela. Ela será vista durante todo o ano, se você não tomar o devido cuidado com o horário da observação. Então, o fato de se poder ver uma estrela durante todo o ano não é uma prova da imobilidade da Terra. Escolha uma estrela do Zodíaco e faça observações somente à meia-noite. Você perceberá que a Terra gira em torno do Sol. Se a Terra não tivesse o movimento de translação, o céu da meia-noite seria sempre igual. Porém, ele muda e em seis meses é totalmente diferente, porque você vai olhar para o lado oposto do Universo. Só Davino não vê isso.



Nome: Eduardo
Data: 7 Apr 2011 21:40:40 GMT
Comentário: Parabéns ao Davino, há muito? tempo que eu não concordo com essa de que a terra gira em torno do sol. Essa mentira é interessante porque eles podem criar mentiras e ensinar colocando o povo sob domínio, é uma desgraça. Deus abençôe este homem..

Caro Eduardo, o que é isso?! Vamos com calma. Eu sempre fui desconfiado e gostava de testar as coisas que me empurravam na escola. O resultado é que encontrei muitos erros. Posso citar alguns a você: o Sol nascendo todos os dias no mesmo lugar do horizonte, o Sol passando todos os dias sobre nossas cabeças, ao meio-dia, deixando a gente sem sombra para o lado, o Sol se pondo no ponto oposto ao de onde nasceu, as estações do ano causadas pela distância da Terra ao Sol, a órbita da Terra com forma visivelmente elíptica, a Terra achatada nos polos etc. Porém, esses erros não vieram dos cientistas astrônomos nem de conspirações para dominar a população. Eles vieram das pessoas que escreveram os livros didáticos adotados pelas escolas. Como eu sempre fui conferir as coisas na prática, observando o céu, também fiz testes para ver se a Terra tinha os movimentos de rotação e de translação. E eu vi claramente que ela tem os dois, exatamente do modo como os cientistas dizem. Se não tivesse, eu já teria gritado há muito tempo. Então, você precisa entender que não se pode criar mentiras como essas, porque seriam facilmente percebidas. Você e Davino nunca fizeram testes cuidadosos como os meus. Você apenas não acredita sem dizer a razão. Ele apenas diz que os planetas fazem o que é necessário fazer para que a teoria dele esteja certa. Enquanto isso, ninguém vai olhar e fica sem ver o óbvio: que os planetas se movem muito, exatamente como descrito pela teoria aceita mundialmente. Eduardo, o povo já está dominado porque não sabe pensar. Eu luto contra. Por isso escrevo, tentando despertar as pessoas.



Nome: Edmilson Duarte
Email: tecnicoedmilson@hotmail.com
País: BRASIL - PARÁ - BELÉM
Data: 28 Apr 2011 21:10:49 GMT
Comentário: Eu não sou astrônomo, mas creio que sua teoria pode esta certa, além do que eu acredito que agente só aprende o que eles querem que agente aprenda. Tem muito mais coisas ocultas nesse mundo do que simplesmente essa. ex: http://www.youtube.com/watch?v=AYfHJxdt08g&feature=related isso envolve inclusive religião, pois eles adoram a um Deus pagão que se auto denomina Deus Sol. ai deve explicar alguma coisa. procure os documentários do prepare-se que você verá.

Edmilson, "agente" não aprende nem o que eles querem. Há muitas coisas ocultas no mundo, mas os movimentos da Terra são escancarados, para quem quiser olhar e perceber. Davino não olha; apenas pensa e escreve de um modo confuso. Quanto ao link que você postou, sobre conspirações astronômico-apocalípticas, pode esquecer. Não há a menor prova de que um planeta esteja se aproximando para nos ameaçar em 2012. Se assim fosse, ele já estaria visível a olho nu. Até mesmo os amadores como eu já o teriam encontrado e dado o alarme. Aquele buraco vazio que aparece na fotografia do céu nada significa, porque ninguém consegue esconder o mesmo pedaço do céu real, que está disponível a todos. Não dê crédito a essas coisas criadas pelo medo de poucos. Melhor mesmo é a gente estudar muito e se libertar disso.



Nome: gutberg
Data: 28 Jun 2011 19:26:42 GMT
Comentário: Sou admirador do Davino Servidio eu acho que davino Servidio na sua tese que defende e cem por cento certo que nenhum planeta tem alguma orbita ao redor do Sol, para mim quem defende o contrario e contra a criação, se som astrofisicos de verdade tem como provar? Davino prova que a Terra e os outros planetas não giram em torno do Sol, PORQUE NÂO DÂO UMA CHANCE PARA O DAVINO PROVAR.

Gutberg, também admiro Davino, porque coragem ele tem de sobra, mesmo estando 100% errado. Defender que a Terra gira em torno do Sol é ir contra a criação? Contra Deus? Foi isso que você quis dizer? Por quê? Porque a Terra está parada no centro do Universo? Não tem nada a ver, amigo. Não misture as coisas. Sei que a verdadeira prova da translação da Terra é difícil de explicar aqui, mas há séculos que isso foi feito. Nota-se facilmente que o céu se comporta do modo como deveria se comportar se a Terra girasse em torno do Sol. E é justamente essa parte fácil de perceber que Davino nega. Ele dá a entender que o céu observado é incompatível com o movimento de translação. Mas não é, porque tudo o que vemos lá fora confirma esse movimento. Davino não prova que os planetas estão imóveis. Ele só fala sem parar, repetindo sempre as mesmas coisas que ele não entendeu. Em vez de procurar pelas explicações, culpa os cientistas. Já dei todas as chances a Davino no sentido de ajudá-lo a eliminar suas dúvidas, mas ele não parece interessado. Deve gostar da confusão que criou em torno de si. Eu e ele já estamos idosos. Se ele demorar muito a acordar, um de nós se vai, junto com meu desejo de um diálogo produtivo.



Nome: Cássio
Data: 2 Jul 2011 19:21:56 GMT
Comentário: Davino, primeiramente parabéns pela ousadia. Agora, caso estejas certo (de a terra e os planetas companheiros não girarem em torno do sol), isso significa que estão localizados de um lado do astro (do sol), certo? Apenas de um lado, certo? Então, caso for isso, pergunto: O que há do outro lado do Sol? Um ou mais planetas com vida? Seria o planeta de onde vieram os "deuses" de Eric Von Daninken? É por isso que não devemos saber? O QUE HÁ do OUTRO LADO DO SOL?

Cássio, dizer que os planetas não giram em torno do Sol não significa dizer que estão todos do mesmo lado do Sol, não é? Poderiam estar espalhados e imóveis, se isso não violasse as leis da Física. Será que Davino tem a resposta? Ele nunca tocou neste assunto. Nunca desenhou o Sistema Solar do sonho dele. Quando desenhar, vai ser fácil de perceber que ele está errado. Viu a resposta que ele deu? Você perguntou o que havia do outro lado do Sol. Ele poderia ter dito que não há planetas por lá, se fosse o caso, mas ele disse que o outro lado do Sol não existe. Interessante, não é?



Nome: Alberto Souza
Email: albertogonzaga@yahoo.com.br
País: BRASIL
Data: 25 Jul 2011 15:15:12 GMT
Comentário: Caro amigo, fiquei sem palavras quando li seus comentarios sobre o sistema de rotacao da Terra, realmente voce tem muita fundamentacao, quero conhecer mais... realmente vivemos em uma sociedade de engano.... Será realmente que o homem foi a Lua? alguns dizem que nao... e sobre a bomba nuclear será realmente que exite tao arma de destruicao em massa? Sera que realmente existe vida em outro planeta ?

Alberto, também fiquei sem palavras quando Davino entrou na internet e começou a escrever coisas baseadas em dúvidas infantis e erros banais. Vivemos de fato em uma sociedade de enganos, mas precisamos saber reconhecer quem está enganando quem. Fomos à Lua, os japoneses sabem que a bomba nuclear existe e é muito provável que exista vida em outros lugares do Universo, mas isso pouco importa se nós, gente comum do povo, não tivermos capacidade para separar o joio do trigo. Se somente poucos puderem perceber que Davino está enganado, nossa sociedade vai para o buraco bem rapidinho. Não é errado questionar a Ciência. Ela foi feita para isso mesmo. Por isso funciona bem. O que não podemos é deixar de questionar também o próprio questionamento. Davino põe em dúvida toda a base da Astronomia, mas não discute sobre os erros cometidos por ele. Assim, continua intocável, dando a impressão de que está com a razão. Não quer abandonar o sonho que o deixou famoso. Enquanto eu não conseguir conversar com ele, vou dedicar meu tempo a quem se sentir tentado a acreditar nas coisas estranhas que ele diz.



Nome: knight
Email: KNIGHT_1978@HOTMAIL.COM
País: BRASIL
Data: 15 Nov 2011 09:50:38 GMT
Comentário: Esse moço silvestre que contestou o SR. não provou nada, e pior só veio aqui tumultuar assunto serio que o Sr. propõe, vou te ajudar no uqe der.

Knight, você confunde tumulto com a apresentação simples de testes práticos de observação do céu. Tumultuar é somente agredir, ofender, mentir ardilosamente, passar-se por outra pessoa, fazer falsas acusações e causar desentendimentos sem contribuir com bons argumentos. É o que alguns fazem de forma anônima nos fóruns. Apenas mostrei a Davino que o céu real não se comporta como ele gostaria. Meu propósito foi prestar ajuda, porque ele se perdeu em seus pensamentos pouco apoiados na observação sistemática do céu noturno. Se o que escrevi com atenção e carinho ficou parecendo somente tumulto é sinal de que você precisa se dedicar mais aos estudos. Concordo que o assunto seja sério, mas a proposta de Davino para o Sistema Solar, além de violar as leis da Física, não explica o que vemos no céu. Ele diz uma coisa e o céu faz outra. Então, por definição, como a proposta dele não funciona na prática, ela está errada. Você diz que vai ajudá-lo no que for possível, mas, como pretende fazê-lo? Você também vai ficar dentro de casa e fechar portas e janelas para não ver que tudo o que Davino fala sobre o céu está errado?



Nome: José Albanei
Email: josealbanei@bol.com.br
Cartão de Visitas: http://observatoriomovel.com.br
País: BRASIL
Data: 13 Dec 2011 17:40:43 GMT
Comentário: Olá Davino, já que você se intitula cientista, então você deve saber como calcular a hora em que um planeta vai nascer em 2012. Por gentileza, usando o seu modelo, queira postar aqui a hora exata que Marte vai nascer em Salvador no dia 31/03/2012. Não vale copiar as fórmulas atuais, pois segundo você os planetas não orbitam o Sol. Então, a fórmula é outra. Estou muito ansioso para ver essa fórmula e se possível, queira me ensinar! Estou querendo muito aprender! Abraços, José Albanei

José Albanei, não perca seu tempo. Davino não utiliza equações matemáticas para prever a posição dos planetas. Na verdade, o modelo que ele criou não precisa de equações porque os planetas dele ficam quase no mesmo lugar, praticamente parados. Então, tudo fica mais fácil. Cada planeta do modelo dele vai nascer sempre perto de um mesmo horário. Eu acho que ele não percebeu que esta é mais uma discordância entre o modelo dele e o céu real. Os planetas verdadeiros nascem cada dia em um horário diferente, por causa da translação em torno do Sol. Com as estrelas é semelhante. No caso das Três Marias, é fácil entender que, com a Terra parada entre elas e o Sol, elas deveriam nascer sempre por volta das 18 horas e permanecer visíveis durante toda a noite. Como não é assim que o céu real se comporta, vemos que Davino se deu muito mal ao suspeitar da Astronomia. Engraçado é que ele sabe que as Três Marias nascem em horários diferentes, mas não consegue perceber que este fato é uma prova arrasadora contra o modelo dele. Juntando-se a tudo isso nossa certeza de que o eixo terrestre não balança, porque as estrelas não balançam, a única coisa que sobra das ideias dele é o movimento de rotação, do qual ele não discorda. O que se pode fazer, a não ser esperar que ele um dia decida pensar direito sobre o que eu venho tentando mostrar para ele há tantos anos?



Nome: Júnior
Email: hoodride.usa@gmail.com
País: BRASIL
Data: 18 Feb 2012 23:57:24 GMT
Comentário: Gostei muito de suas teorias, são bem interessantes. Parabéns!

Júnior, teorias não foram feitas para dedicarmos a elas amor ou ódio. O que importa, no mínimo, é que elas representem bem o que chamamos de realidade, seja lá o que isso for. Se Davino dissesse que a Terra é o centro do Universo e que tudo gira em torno dela, ele teria uma teoria melhor, já que serviria para explicar o que vemos na prática. Porém, o que ele criou e você gostou veio de uma ideia absurda, por não explicar o comportamento dos astros. Por exemplo, ele diz que os planetas quase não saem do lugar, mas qualquer um pode ver que os planetas migram pelas diferentes constelações do Zodíaco. Dois planetas, como Vênus e Júpiter, podem estar juntos numa época e separados por 180º de céu em outra época. Davino diz que a Terra fica sempre entre o Sol e as Três Marias, mas vemos que em junho é o Sol que fica entre a Terra e as Três Marias. Ele diz que o eixo da Terra balança, levando o Sol alternadamente para o Hemisfério Norte e para o Hemisfério Sul, mas não explica por que esse balanço não causa o mesmo efeito nas estrelas. E por aí vai, num festival interminável de contradições entre o imaginado e o observado. Portanto, Davino está errado, mas não consegue se libertar da paixão que o dominou na adolescência. Ele não consegue raciocinar sobre qualquer explicação que venha a contradizer as ideias dele. Ele bloqueia essas informações e as rebate com a repetição incontrolável de tudo aquilo que ele não conseguiu entender, sempre colocando a culpa nos cientistas e nas teorias tradicionais, nunca nele mesmo. Ele se perdeu totalmente e não vai sair dessa sem dor, se é que algum dia vai se libertar.



Nome: Marcos
Email: marcosrobertof@yahoo.com.br
País: BRASIL
Data: 6 Mar 2012 18:05:59 GMT
Comentário: Ola Davino! tomei conhecimento de suas teorias atravez do site de Andre Mauro porque justamente um amigo meu me emprestou um livreto falando sobre a farsa da ida do homem a Lua. achei interessantissimo.. Assim como as suas teorias interessantes que nos faz pensar realmente e aprendermos a observar melhor a natureza e o Cosmos.. Pois como faço estudos sobre Teorias Conspiratorias, Aquecimento global, pandemia das vacinas, etc.. Parabens e continue firme em seus propositos..

Marcos, você não deve ter se aprofundado na teoria de Davino, caso contrário saberia que ela não faz sentido. O que vou dizer aqui tem pouco a ver com sua mensagem. Como você pesquisa sobre conspirações, lembrei-me de algo que me incomoda há anos. Não conte a ninguém, mas eu acho que existe uma conspiração para tornar o povo brasileiro ignorante, submisso, confuso, desconfiado, desinteressado pelos estudos, incapaz de pensar direito, tecnologicamente dependente etc. A gente nota isso em sites, em redes sociais, em fóruns e outros grupos de discussão, algumas vezes numa perigosa mistura com religiões e seitas. Quando vou defender minha verdade nesses locais, o que vejo é uma antipatia contra a Ciência, os cientistas e o conhecimento. Negam fatos óbvios na maior cara de pau, já sabendo que ninguém vai conferir. Falam contra os livros de um modo suspeito, elogiam asneiras e tentam fazer parecer que o que é certo está errado. Apesar disso, noto que uma grande quantidade de gente se ilude e sintoniza positivamente com esses farsantes. Não acho que seja o caso do site de Davino, que parece ser pessoa simples, gente boa, só meio confuso, mas há quem se aproveite de inocentes como ele para propagar a mentira e tentar estragar o que resta de bom em nosso país. Olho neles! Fique esperto!



Nome: Silas Jefé
Email: sj.floripa@gmail.com
País: BRASIL
Data: 10 Mar 2012 01:44:02 GMT
Comentário: Eu, não sou estudioso de ciência, mas achava meio absurda a velocidade da terra em torno do sol Agora, c/ essa explanação, achei lógica a teoria. Principalmente que se girássemos em torno do sol; nosso movimento de translação deveria ser perpendicular à linha do Equador em relação ao sol. E penso que dessa maneira, o sol estaria sempre do lado de dentro da esfera orbital pela terra percorrida, enquanto que as estrelas sempre estariam pelo lado de fora. E como nosso cenário estrelar nunca muda?

Concordo plenamente com suas seis primeiras palavras. Vou tentar esclarecer. Um micróbio deve achar que uma formiga corre muito. Uma formiga deve achar incrível a velocidade de uma pessoa que caminha. Você e o micróbio não concordam sobre a velocidade da formiga, não é? Você só acha absurda a velocidade da Terra porque você é muito menor do que ela. Se o Sol fosse um ser consciente, ele notaria que a Terra viaja à sua volta numa lentidão irritante. E não há justificativa para que a opinião que você tem sobre velocidades seja melhor que a dos micróbios, das formigas e do Sol. Pensar o oposto seria como dizer que, em termos absolutos, um elefante é grande, sem considerar a opinião de uma baleia. Para melhorar sua percepção sobre este assunto, pegue um globo terrestre de 30 centímetros de diâmetro, olhe bem para ele e saiba que, se ele fosse a Terra, deveria ter uma velocidade de somente 2,52 metros por hora. Uma lesma corre mais. Quanto ao cenário estelar que nunca muda, tenho duas novidades para você: ele muda e você não deve ter olhado direito. Olhe para cima à meia-noite e você verá o céu oposto ao Sol. Olhe de novo depois de seis meses, também à meia-noite. Se o cenário estelar for o mesmo, a Terra não gira em torno do Sol. Se for diferente, ela gira, terá percorrido meia órbita e você estará vendo o outro lado do Universo. Faça o teste, que funciona melhor perto da Linha do Equador. Eu já o fiz inúmeras vezes. Por isso tenho tanta certeza de que Davino está perdido, totalmente confuso, embaraçado na teia que ele mesmo teceu contra a Astronomia quando teve uma dúvida infantil não resolvida na escolinha, lá na bela Itália.



Nome: Guilherme
Email: grpedrini@gmail.com
País: BRASIL
Data: 12 Mar 2012 18:53:47 GMT
Comentário: Davino boa tarde. Li o conteúdo de seu site e achei interessante. Não sou físico, nem astronomo, porém seu primeiro questinamento me parece facilmente explicável usando apenas o raciocínio lógico. Segundo o seu questionamento: "Será que existe alguma física que possa fazer um desenho animado em escala: A TERRA a 104 mil km/h e a LUA a 3200 km/h?" Me parece simples: A Terra gira a esta suposta velocidade em torno do Sol e a Lua gira a esta velocidade em torno da Terra. Não é isso? É uma questão de referência. Da mesma forma, é correto afirmar que a Lua gira na mesma velocidade da Terra em torno do Sol, afinal ela esta sempre lá.

Guilherme, você acertou na mosca. Muito simples, não é mesmo? Fico impressionado como Davino pôde encrencar com uma coisa tão boba assim por tanto tempo. Já dei essa mesma explicação a ele várias vezes. Ele nunca comenta a respeito, deixa passar um tempo e depois volta a recitar a mesma lenga-lenga, como se os físicos e os astrônomos fossem todos uns idiotas. Velocidade é grandeza relativa, porque sempre depende de quem faz a medição. O Sol vê que a Terra e a Lua têm velocidades próximas entre si, da ordem de 30 km/s, mas a Terra vê que a Lua tem uma velocidade da ordem de 1 km/s. O exemplo que dei a Davino sobre um trem em movimento é interessante. O passageiro sentado no trem vê a pessoa que passa pelo corredor entre as poltronas como tendo uma velocidade de 5 km/h. Uma pessoa que esteja de pé ao lado da ferrovia vê o trem correndo a 100 km/h. Então, devemos concluir que a pessoa que caminha lentamente pelo corredor do trem não pode acompanhar o trem, já que este é vinte vezes mais veloz do que ela? Foi o que Davino fez quando comparou as velocidades da Terra e da Lua. E, se a base das hipóteses dele é essa, imagine o resto!



Nome: Fernando Dassan
Email: fernandodassan@uol.com.br
Data: 4 Jun 2012 18:13:53 GMT
Comentário: Bom dia, Apenas para dizer que desde que soube da tua teoria nenhuma pessoa que conheço até hoje conseguiu explicar o motivo das 3 Marias aparecerem durante o ano inteiro na linha do Equador da acordo com teoria da translação. Portanto, aqui vai minha mensagem de admiração. Não deve ser fácil ser até ridicularizado pelas pessoas que não se dão ao luxo de questionar e observar. Parabéns! Abraços Fernando Dassan

Fernando, você perguntou a quantas pessoas? Quantas delas entendiam de Astronomia? Você procurou em quantos livros? Quantos anos de experiência de observação do céu você tem? Por que você não tenta observar as Três Marias hoje, 11 de junho de 2012? Vou explicar, mas leia com atenção, pense a respeito com calma e faça desenhos. Darei sua resposta em três partes: 1) As Três Marias não aparecem o ano inteiro. Este é um mito que muitos leigos propagam sem verificação. Apenas repetem sem olhar. Em meados de junho ninguém as vê porque elas estão na região atrás do Sol e passam pela parte alta do céu ao meio-dia. Em meados de dezembro elas se opõem ao Sol e passam pela parte alta do céu à meia-noite. Isto é compatível com o movimento de translação, não com as alucinações de Davino. 2) O simples fato de as Três Marias ficarem sempre sobre a Linha do Equador prova que o eixo da Terra não balança como Davino diz. Se o eixo balançasse, as Três Marias seriam vistas sobre outras latitudes, não somente sobre os lugares que ficam na Linha do Equador, como Macapá. Então, se você sabe que essas estrelas não saem de cima da Linha do Equador, você tem a prova de que a hipótese de Davino sobre o balanço do eixo é falsa. 3) As Três Marias estão a uma distância enorme do Sistema Solar. O deslocamento da Terra por sua órbita de 300 milhões de quilômetros de diâmetro não muda a direção onde elas são vistas. Um desenho em escala, com o Sol a 1 metro de distância das Três Marias, reduziria a órbita terrestre a um ponto microscópico. Então, o fato de a Terra mudar de posição ao longo do ano não tira as Três Marias de cima da Linha do Equador.



Nome: Rafael Cecílio
Email: rafaelcecilio@gmail.com
Data: 13 Jun 2012 14:40:28 GMT
Comentário: Davino, não vou comentar sobre as inúmeras falhas nas suas teorias, porque o prof Silvestre já se encarregou de fazer isso. Só me responda o seguinte: se a sua teoria das órbitas estacionárias é correta, como foi possível o trânsito de Vênus frente ao sol, que ocorreu semana passada e foi registrado em vídeos e fotos, e foi visível pra qualquer um. Como sua teoria estacionária explica o fato de Vênus ter passado entre a Terra e o Sol? Ele não devia estar na mesma posição eternamente?

Rafael, você já deve ter percebido que Davino é um sujeito muito teimoso. Ele sempre vai arrumar uma desculpa para qualquer coisa que alguém fale contra as ideias dele. No caso do trânsito, ele pode dizer que a passagem de Vênus na frente do Sol foi causada pela existência da pequena órbita. Porém, se ele fizer isso, estará desprezando o fato de que os astrônomos calcularam os dados desse raro fenômeno com muita antecedência, informando ao público a posição do planeta e o horário de ocorrência com precisão. Para isso, esses profissionais utilizaram a teoria vigente. Ora essa! Se eles conseguiram acertar, como poderiam estar errados em suas suposições básicas para o Sistema Solar? Se eles têm uma teoria errada, como eles conseguem acertar tudo o que calculam a partir dela? Por outro lado, Davino não faz previsões baseadas em cálculos. Ele apenas afirma coisas que não acontecem no mundo real e conta com o apoio e os aplausos dos inúmeros leigos que, como ele, não fazem verificações práticas. Se ele olhasse para o céu, veria que Vênus se posiciona a até 48º de ângulo de afastamento em relação ao Sol. Essa separação angular ocorre para um lado e, logo depois, para o outro lado, resultando em uma variação tão grande que uma pequena órbita não consegue explicar.



Nome: William
Email: wcelb8@bol.com.br
Data: 20 Aug 2012 20:55:52 GMT
Comentário: Sr.Davino, A sua teoria se aproxima da verdadeira mecãnica celeste. O ser humano somente COMPROVARÁ esta verdadeira mecãnica celeste, quanto conseguir se colocar ou se postar um objeto em uma posição de PERFEITA ESTÁTICA em relação ao Espaço Sideral, ao seu plano de origem, situação impossível em que nos encontramos HOJE, e, muito distante desta realidade, pois TUDO ESTÁ EM MOVIMENTO. E, qualquer objeto ou ser lançado no espaço está em movimento em relação a sua origem à terra ou a outro ponto no espaço. Outra variante que muitos conhecem e não DIVULGAM é que o próprio Copérnico deixou escrito dúvidas acerca de sua teoria. Parabéns pela sua iniciativa. A humanidade se move pelos corajosos.

William, o que é para você a verdadeira Mecânica Celeste? Aquela que só afirma e nunca prova? Aquela que é criada no mundo da imaginação e jamais comparada à realidade objetiva? Aquela que diz uma coisa enquanto o céu faz o oposto do que foi dito? Aquela cujos autores desafiam os astrônomos para um debate e nunca respondem perguntas comprometedoras? Aquela cujas provas que a invalidam são apagadas para que ninguém as veja? Nem pensar! Davino não tem uma teoria melhor para explicar o Sistema Solar. O que ele tem é o produto de uma alucinação, que não consegue prever a posição nem o movimento dos objetos que observamos no céu noturno. Caro colega, a humanidade se move pelos corajosos que acertam mais do que já se acertava antes, não pelos que somente erram e não querem ajuda.



VOLTAR