As estrelas estão desaparecendo


Praça com luminárias de globo

A semana do meio ambiente sempre nos lembra de toda a destruição que nossa "civilização" vem causando ao Planeta. São tantos os problemas que fica até difícil enumerá-los todos. Mas uma das agressões que a Natureza sofre é tão pouco conhecida que quase nunca é citada como um problema ambiental: a poluição luminosa.

A iluminação artificial vem causando uma grave interferência na visibilidade dos objetos celestes, que são o material de trabalho dos astrônomos. É a luz que criamos à noite, principalmente para iluminar as nossas cidades, que está sendo usada de modo errado. Ela tem sido lançada em todas as direções, o que é um grande desperdício de dinheiro e de energia elétrica.

Em muitos lugares do mundo essa luz inútil tem sido a causa do fechamento de observatórios astronômicos, enquanto as pessoas vêm perdendo seu direito inato à beleza do céu noturno. E tudo isso ocorre sem nenhuma necessidade, porque não é a iluminação das ruas que causa essa interferência, mas o desperdício de luz. Para evitar mais esse desrespeito ao meio ambiente bastaria aproveitar toda a luz, lançando-a somente para baixo.

Você pode ajudar a resolver esse problema em sua cidade, escrevendo ao prefeito. Explique a ele que a luz que vai para cima não ilumina o chão, além de nos tirar a visão das estrelas.

O céu é muito importante para a Ciência. Ajude a preservá-lo.


Roberto F. Silvestre
8 de junho de 1998



VOLTAR