Meio ambiente e Educação


           O meio ambiente está na moda, o que é muito bom. Mas na época em que os abusos contra a Natureza causavam problemas apenas para as futuras gerações, somente os idealistas se manifestavam, e eram considerados loucos. Agora, que já podemos perceber o péssimo resultado de séculos de desrespeito ambiental, e nos sentimos ameaçados, fica bem mais fácil nos preocuparmos e resolvermos tomar alguma providência. Por isso vemos o surgimento de tantas organizações não governamentais por todos os cantos do Planeta.
           Entretanto, ainda não há uma conscientização geral sobre todos os problemas ambientais que criamos, nem mesmo por parte do pessoal ligado em ecologia, porque de todos os patrimônios naturais que temos a obrigação de preservar, há um que sempre fica esquecido: o céu noturno, com sua beleza e seu imenso potencial científico e educacional.
           Um trabalho magnífico de educação científica vem sendo feito já há vários anos no estado de São Paulo, por meio da construção de observatórios astronômicos municipais pelas prefeituras de várias cidades, principalmente do interior. Nelas o povo tem acesso a essas áreas públicas, mediante agendamento, para assistir palestras e fazer observações ao telescópio, orientadas por especialistas. Esses projetos ainda estão em andamento e se intensificando, chegando agora a alargar sua área de atuação devido aos pedidos feitos pelas prefeituras de cidades de outros estados. Os resultados desse esforço têm sido fantásticos, e quem de fato se preocupa com Educação não pode ignorar essa possibilidade.
           Infelizmente, projetos como esses também esbarram no problema da preservação ambiental, no que diz respeito à matéria prima fundamental para a sua execução, que é o céu noturno, a razão de sua existência. Por isso, já há progressos no controle da poluição luminosa, na forma de leis que regulamentam a iluminação naquelas cidades, principalmente nas áreas mais próximas dos observatórios.
           É preciso um esforço coletivo para mudar essa situação, exigindo de todos nós uma nova maneira de pensar. Competência e qualidade são assim mesmo: dão trabalho. Mas vale a pena, pois, afinal de contas, é uma parte da Natureza que está em jogo e, como a vida, ela não tem preço.
           Preocupo-me muito com a redução acelerada da transparência da atmosfera sobre nossa cidade. Ela não é causada pela luz que ilumina nossas ruas, que é útil, mas pela luz desperdiçada, que é lançada para cima, sem necessidade, a partir das luminárias de formato inadequado que temos na maioria de nossas áreas públicas ou mesmo em nossas casas. Se não dermos a devida atenção a esse problema, esta geração será a última a ver estrelas no céu de Uberlândia.
           Sem o céu limpo, isento de iluminação artificial, quase nada se faz na área da Astronomia prática. Sem a Astronomia, desfalca-se a Ciência de uma de suas componentes mais fascinantes. Sem a Ciência, nossa Educação fica incompleta. Sem a Educação de qualidade não há cidadania nem esperança de construirmos um Brasil melhor.


Roberto F. Silvestre
ASTRÔNOMO AMADOR



VOLTAR