As sombras lunares e o eclipse da razão


Sombras divergentes e de tamanhos diferentes

Muitas coisas tolas têm sido ditas e escritas por pessoas leigas, como se fossem provas de que as viagens à Lua nunca aconteceram de fato. Algumas dessas alucinações estão bem documentadas em páginas acessíveis pela Internet, que mostram as fotos dos astronautas e do módulo lunar com suas "estranhas" sombras.

Um dos argumentos apresentados é o de que as sombras deveriam ser totalmente escuras, porque na Lua não existe ar para difundir a luz. Mas o ar não é a única coisa que pode fazer a luz mudar de direção. O chão, a nave pousada, os astronautas, o equipamento científico e a bandeira, todos são iluminados pelo Sol e refletem sua luz para dentro das sombras, tornando-as mais claras.

Dizem também que os dois astronautas, que tinham alturas quase iguais, deveriam produzir sombras paralelas entre si e de comprimentos semelhantes. Porém, as deformações do solo e as armadilhas da perspectiva podem nos iludir facilmente, criando efeitos interessantes como o da paisagem lunar simulada da fotografia acima, esculpida no meu quintal.

Se tivessem que preparar uma grande fraude, por que as pessoas que trabalhavam na NASA gastariam bilhões de dólares para produzir apenas fotos falsificadas, de péssima qualidade, para serem depois criticadas por qualquer beócio? Seriam todos aqueles cientistas e técnicos tão desonestos e incompetentes?

Na minha opinião, os que fazem tais declarações infantis devem estar mesmo querendo aparecer ou se divertir às nossas custas. Se não for assim, as "provas" estarão nos mostrando muito mais sobre o baixo nível de conhecimentos dos acusadores do que sobre as viagens dos astronautas à Lua.


Roberto F. Silvestre
Jornal Correio - 21/04/2001



VOLTAR